sexta-feira, 17 de agosto de 2012

RADIOAMADOR


Radioamador

Radioamador é uma palavra que fala por si próprio, que já fala que um amador é um aprendiz de uma coisa, uma classe que atua sem fins lucrativos com o objetivo de fazer testes, experiências e tirar suas próprias conclusões dos seus inventos ou estudos.

Radioamador, aquela pessoa que transmite qualquer tipo de dados ou recebe por meio de radio frequência, geralmente a maioria das pessoas pensão que radioamador é uma pessoa que só transmite em fonia ou telegrafia não.

Radioamador é um termo global que abrange todos os tipos de transmissões e recepções, você já pensou se todos os tipos de transmissões tivessem um nome para cada modalidade? Seria ou ruim ou confuso.

Hoje a porta de entrada do Radioamadorismo na maioria das vezes é o VHF, por que é o mais fácil ou os seus colegas fazem parte desta modalidade, alguns já iniciam pela classe B, mais é uma porcentagem menor ainda por causa da exigência do CW que alguns acham que é ruim de aprender por várias desculpas como não ter tempo (isso não entra na minha cabeça não), existe centenas de desculpas isso porque o brasileiro é o rei do jeitinho.

É uma pena que na maioria das vezes mais 70% dos PUS desistem nos primeiros seis messes por falta de opções de conhecer outras modalidades e por ausência de oportunidades de conhecerem as outras modalidades que existem no radioamadorismo, não oferecidos pelos os grupos ou entidades oficiais que nos representa perante o mundo, por falta de interesse ou querer assumir a responsabilidades a frentes dessas pessoas.

Eu sempre digo que não importa qual é a modalidade que o colega goste, o importante é que ele não abandone o Radiamadorismo e seja atuante na sua modalidade e passe o seu conhecimento para os outros porque ele nunca vai deixa de ser importante para o Radioamadorismo.

Hoje temos varias modalidades no radioamadorismo, a cada dia aparecer uma nova, vamos citar algumas aqui, a primeira é o bicho papão do radio o CW ai vem depois a fonia mais temos RTTY ,RITY, SSTV,SDR,SÁTELITE,REFLESÃO LUNAR,CONTEST,DIGITAL, e mais algumas modalidades que não foi citadas aqui, o mais importante de tudo aquele colega que tem conhecimento de uma modalidade convite alguns colegas e faça uma demonstração daquela modalidades para podemos trocar experiência o radiamadorismos  é uma troca de conhecimento.

O grande objetivo do radioamadorismo é troca de conhecimento e experiência, unir as pessoas ou colegas entorno de um radio, que é uma peça fascinante que encanta esses meros mortais. Junte o seu grupo e troque ideias ou experiência que você vai ver que tudo vai muda para melhor com mais alegrias e satisfações há mais. Cuidado! Você deve ter a permissão de seu cristal para convidar os amigos se não o bicho pegar. 

Quando Samuel Morse criou em 1835 os famigerados pontos e traços ele nunca pensou que ai cria um verdadeiro reboliço na comunicação mundial, uns lutam para não acabar e outros se perguntam por que ainda está em uso, chegam a dizer que está ultrapassado, mais se esquecem de uma coisa, que todas as comunicações que existem até o momento têm como base o radioamadorismo, belas ou ruins as mensagens recebidas pelo seu celular vem em cw ou código Morse, assim como você queira chama o mais importante é o cw nunca vai sair de moda, vai está sempre em evidencia, os colegas que fazem contest ou bate papo sempre vão ter os amante do piripipi  háhá, lembre que aquelas figurinhas raras elas só aparecem em telegrafia fugindo dos grandes pailabes, ou pile upe.

Você vai conhecer colegas e vai dizer este aí eu nunca o ouvi isso porque cada um tem sua praia de atuação, por isso para você não morre no mar procure a sua e bons qso.

Tem alguns colegas que falam que PUS não é Radioamador não então quando ele passou por lá ele não era radioamador ele era o que? Não se preocupe com o que os outros falam, todos fazem transmissões ele é um radioamador, ele pode não ser registrado mais é um radioamador, por isso quando você se dirigir ao colega tenha um pouco de cuidando para não constrange-lo.

Nós temos as rodadas, que é uma peça importante para manter viva a chama dos bate papo, os encontros ou passa tempo para alguns ou uma terapia do dia a dia, você já pensou como é para algumas pessoas que acordam certo e não tem nada a fazer, já para os radioamadores eles vão direto para o Radio, é uma válvula de escape, por isso toda rodada é importante tanto faz ser no HF OU VHF, tem gente que critica mais ali é uma peça importante do radioamadorismo.

Todas as modalidades qualquer um e capaz de aprender só precisa ter empenho interesse e disciplina ai fica tudo fácil ai você vai deixa de dizer (há se eu soubesse essa modalidade isso eu tinha marcado essa figurinha), ai você vai dizer o que era difícil ficou fácil e o fácil é manteiga.

Há, não deixe de ser sócio de uma entidade oficial que nos representam, mesmo que os dirigentes que estão à frente desta entidade não sejam do seu agrado isso não importa porque aquela entidade não é dele é nossa de todos os radiamadores, ele só esta ali de passagem e único meio de você poder muda é com seu voto e para você poder fazer isso  só sendo sócio desta entidade.

Faça uma hora de meditação e faça uma análise de tudo que você tem feito e o que você pode fazer para melhorar e superar seus próprios obstáculos do dia a dia, boa sorte a todos forte 73!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Milton Lima

30/07/2012



 

5 comentários:

  1. Parabéns pelo Artigo esse Negocio de PU não ser radio Amador é besteira eu fiz como PU8WWW 195 paises em 10 metros, o que aconteçe é que a grande maioria dos PU´S não chegam a conheçer o HF ficam ali no limitado bate papo de repetidoras de vhf ai passam a viver uma monotomia e acabam desinterssando pelo hobby, por que se eles começam a ver contatos, dx, modos, digitais, expedições, contetes e etc acredito que grande maior parte só irar se interessar pelo hobby forte abraço de PY8WW

    RENATO.

    Parabéns a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito boa Renato a sua colocação meu caro amigo,
      Milton

      Excluir
  2. Ola Milton, muito bom o post!, gostaria do conselho do amigo sobre como começar no amadorismo, tenho interesse na escuta de satélites e possível intercomunicação também, estou com vontade de comprar uma yagi e um radio de mao para começar mas ao mesmo tempo queria conseguir uma licença da anatel para operar. O problema que eu vejo e o site da anatel que eh muito burucratico ... se o amigo dispor de tempo e paciencia para mandar algum link ou manual de como começar ficarei muito grato.

    Atenciosamente.



    ResponderExcluir
  3. Boa noite meu caro, é com muito prazer em poder lhe ajudar no que for ultil mais primeiro vc tem que se informa na anatel já foram marcadas as provas para radioamador se vc min passa o seu emeio eu lhe paso as datas para vc das provas, não compre nada até vc ter acerteza de tudo que vc querno rádio, estou a sua disposição para tira qual quer duvidas.
    Milton

    ResponderExcluir
  4. No dia 26 a 27 de setembro participamos do CQWWRTTY foi uma experiencia muito boa realmente um contest totalmente diferente sem muito desgarti físico grande com total facilidade sem muito atropelos comparado com os outros é muito bom para o primeiro contest foi um espetáculo que venha os próximo hiihiiii.

    Att; Milton .

    ResponderExcluir